Notícias Fecomercio
05 de novembro de 2025 às 13:46Pequenas empresas precisam de flexibilidade e incentivo para aproveitar oportunidades da IA!
Uma sondagem produzida pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) revela que apenas 6% dos pequenos negócios têm conhecimento avançado sobre a Inteligência Artificial (IA). A pesquisa, realizada com 300 Micro e Pequenas Empresas (MPEs) do varejo paulistano, busca traçar um panorama sobre a maturidade do tema entre esses negócios e entender de que forma a regulação da tecnologia pode afetar o setor.
De acordo com a sondagem, apenas 24,4% das MPEs utilizam soluções de IA atualmente. Os principais obstáculos à adoção da tecnologia são a falta de conhecimento técnico e as preocupações com segurança e proteção de dados, apontados por 29,2% e 15,2% das pequenas empresas, respectivamente. Entre as médias, os porcentuais foram semelhantes: 29,3% e 18,7%, respectivamente.
Mais da metade (58,7%) ainda não utiliza IA ou tem planos de adotá-la. Entre os negócios com menos de 50 funcionários, esse porcentual sobe para 62,4%. O dado, além de indicar a necessidade de ampliar a oferta de informação e capacitação sobre as possibilidades que a ferramenta oferece, reforça a importância de uma regulação equilibrada, capaz de garantir segurança sem frear o avanço tecnológico.
“É um cenário que evidencia a necessidade de políticas de fomento e de uma regulação proporcional que não imponha barreiras excessivas à inovação”, comentou Kelly Carvalho, economista e assessora do Conselho de Economia Digital e Inovação da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), durante o seminário O Marco Regulatório da Inteligência Artificial e suas Implicações para Setor Produtivo, realizado na última sexta-feira (24), na sede da Entidade, em São Paulo.
No evento, Kelly apresentou os resultados da sondagem da FecomercioSP a parlamentares da Comissão Especial sobre IA na Câmara dos Deputados, além de representantes de empresas do Comércio e dos Serviços e especialistas convidados.
Fique por dentro dos outros debates do seminário
Marco legal da IA deve ser construído com o setor produtivo à frente
Adoção de IA pelas MPEs
Entre os negócios que já utilizam IA, a ferramenta é citada com mais frequência na geração de conteúdo, como textos, imagens e vídeos (22%), e no uso em chatbots ou assistentes virtuais (15,6%). Já recursos mais sofisticados, como reconhecimento de imagem ou voz (7,6%) e monitoramento de fraudes (6,8%) permanecem pouco explorados.
Para 48,4%, a IA deve impactar especialmente as áreas de Marketing e Vendas e Atendimento ao Cliente (25,6%). Cerca de 40% dos negócios acreditam que a tecnologia vai transformar funções, exigindo novas habilidades.
Apesar das barreiras técnicas e do baixo nível de conhecimento, 44% das pequenas empresas veem na IA oportunidades de crescimento. Mas para que a tecnologia seja usada em todo o seu potencial, é fundamental que haja segurança jurídica e um ambiente que estimule o seu desenvolvimento. Por isso, 46,4% dos empreendedores defendem uma regulação equilibrada, que promova a inovação sem deixar de garantir proteção e segurança.